O que é Pintura Eletrostática?
É a pintura de alta produção e fino acabamento, com revestimento em pó nas versões epóxi, poliéster e híbrido. Diferencia-se consideravelmente da pintura com tinta líquida, notadamente nos métodos de aplicação e na resistência do filme.
Ela se caracteriza pela fácil aplicação, através de um processo eletrostático. O pó adere perfeitamente as peças mesmo em pontos de difícil acesso, como cavidades e etc.
Após a aplicação, quando a peça é submetida ao aquecimento, as partículas de pó aderidas se fundem fornado uma película plástica uniforme, com espessuras que variam de 40 a 100 microns. Esta película não amolece mesmo quando submetida ao reaquecimento.
O tempo de cura varia de 10 a 40 minutos e a temperatura de 150 °C a 300 °C.
Os revestimentos em pó podem ser aplicados em qualquer superfície metálica: auto-peças, eletrodomésticos, móveis, máquinas agrícolas, luminárias e etc. Proporcionando ótimo acabamento e excelente proteção.
Processo de Pintura
1° – Desengraxante
As peças são submetidas a imersão em tanques com desengraxante, para remoção do óleo protetor de superfícies ferrosas.
2° – Refinador
Este processo cria inúmeros germes de cristalização que ativam a superfície da peça, para receber o tratamento
3° – Fosfatizante
São compostos por sais de titânio que produzem um camada de fosfato de zinco ativando a superfície e dando excelente propriedade anti-corrosiva para a pintura.
4º – Estufa
Após os processos de banhos é realizada a secagem das peças, através de estufas com queimadores de gases, que eliminam os produtos químicos provenientes do processo dos banhos, com controle de temperatura para não comprometer a qualidade dimensional das peças.
Cabine de Pintura
A cabina de pintura é devidamente isolada e equipada com exaustores, para proteção dos operadores. Nela é realizada a pintura das peça de acordo com o especificado pelo cliente.
Após o processo de pintura, as peças vão para a estufa, para perfeita polimerização das peças.